Descobri o fascínio das missangas quando tinha cerca de 12 anos quando toda a gente as usava e, durante muito, muito tempo, ocupei os meus tempos livres a fazer toda a espécie de bijuteria que possam imaginar com elas. Fazia para mim, para a família e para vender. Tal foi a quantidade de produção que ainda hoje uso algumas coisas feitas nessa altura.
Apesar de ser bem novinha, aprendi a fazer vários tipos de flores e efeitos com missangas numa altura em que não havia a facilidade de recorrer a tutoriais online e em que a aprendizagem se fazia pela tentativa erro ou a comprar e a desmanchar outras peças.
Durante anos, eu e a minha mãe comprámos matéria prima para estas obras e aquilo que sobrou desse tempo, ainda continua a ter uso quando me lembro que preciso muito de uma peça com determinadas características, ou como foi agora o caso, só porque sim.
Tinha imensas missangas de tons pastel nacarado com as quais nunca fiz muita coisa (pelo menos para mim) e lembrei-me de fazer mais uma bandolete (tenho várias) com elas.
Mostro-vos então como fazer este efeito tipo flor quadrada simples.
Se quiserem tentar, vão precisar de:
Comecem por cortar o fio de nylon (o não elástico) com um tamanho que seja um pouco mais do dobro da distância entre a parte de trás das vossas orelhas medida pelo topo da cabeça.
Esta será a parte da bandolete que ficará visível.
Depois comecem a colocar as missangas de acordo com o esquema que vos desenhei:
1) Coloquem 6 missangas + 2 dentro das quais devem fazer cruzar as duas pontas do fio (como na figura)
2) Coloquem mais 2 missangas de cada um dos lados do fio +2 por onde novamente devem fazer cruzar o fio. Depois basta repetir sempre este passo nº2 até que tenham coberto toda a distância que vai de uma orelha à outra.
No final, atem as pontas do fio com força (aconselho que façam mais do que um nó) e queimem as pontas com o isqueiro.
Depois, usando o fio de nylon elástico, façam uma fiada simples que tenha o tamanho que vai de uma orelha à outra, mas medido pela nuca. Esta é a parte não visível da bandolete e decidi fazê-la em nylon elástico para facilitar o processo de pôr e tirar. Vão medindo para terem a certeza que não fica demasiado comprida (com elástico é mais difícil ter noção da medida).
Atem esta fiada simples à parte das flores que fizeram antes (reforcem os nós e queimem as pontas) e têm a vossa bandolete terminada.
Ta tao giro !!
Mas aqui esta uma coisa que eu nao posso usar… :)
Podes sim!!! :)