Bolo-rainha

bolo rainha_1Não sendo grande fã de frutas cristalizadas (há alguém que seja?), já há um tempo que queria tentar fazer um bolo-rainha. Ora, chegados a esta época do ano, tratei de encontrar uma receita simples, que não envolvesse ficar muito tempo agarrada aos tachos. Numa pesquisa pela net, encontrei logo esta receita do programa “Ingrediente Secreto” que, apesar de ter tempos de fermentação na base das 3h e 45 minutos, não me pareceu nada complicada. Bastava preparar a massa, e podia aproveitar o tempo de fermentação para fazer outras coisas.
No sábado passado, como tínhamos um jantar de Natal em casa de amigos, decidi fazer a primeira experiência. Fiz pequenas alterações à receita (juntei erva-doce moída, polvilhei com açúcar antes de levar ao forno e substitui alguns dos frutos secos).
O resultado foi bom, mas não foi exactamente o que estava à espera. Ficou um bolo muito leve e saboroso mas, a massa, não parecia exactamente a de um bolo deste tipo.
Hoje, decidi voltar a tentar, além das alterações que já tinha feito da primeira vez, juntei um pouco mais de manteiga e sumo de 1 laranja. Sem dúvida, alterações que fizeram a diferença. Ficou mais consistente e bem mais saboroso.
Bolo rainha_2bolo rainha_3Como fiz a receita a dobrar, guardei um para nós e, aproveitei para oferecer o outro a uma vizinha aqui do prédio que tem sido muito simpática connosco.
Decorei com um raminho de abeto, umas bagas (na verdade são sementes de roseira) que colhi no fim-de-semana e com um cartãozinho a desejar “Feliz Natal” – ou “Joyeux Noël”, como se diz aqui em estrangeiro dA França.
bolo rainha_bDeixo-vos esta sugestãosimples de doce de Natal que podem fazer para consumir em casa, levar para uma festa/jantar ou oferecer como presente.