Brilhante!

Desde que comecei a usar a máquina de costura (em Julho) que queria fazer uma série de almofadas aqui para casa. Além de fazerem falta para ajudar a decorar algumas divisões, pareceram-me uma boa maneira de treinar a costura, já que é tudo a direito e sem grande margem para erro.
A primeira almofada que fiz, é esta que vos mostro: uma almofada branca feita a partir de uma t-shirt antiga, com uma estrela prateada estampada (usando papel termocolante).

Heis o que precisam para fazer algo semelhante:
materiaisAlém destes materiais, vão precisar de um ferro e tábua de engomar, máquina e material de costura e de um enchimento para a almofada.

Comecem por cortar o tecido (neste caso a t-shirt) com a medida desejada e decidam a forma e tamanho do desenho que vão aplicar de acordo com isso. Esta será a base da vossa capa de almofada, a qual vamos estampar primeiro e coser depois, por isso deixem um espaço a contar com as bainhas.
Também é importante que decidam como vai fechar a vossa almofada. Com um fecho, com botões, com velcro? Eu, como ainda não tenho muita experiência com a máquina de costura, decidi fazer uma espécie de envelope e fechar com um botão.
Por isso, com a ajuda da régua e do lápis, marquei e depois cortei o meu tecido assim:
corte envelope aDepois, a preparação do desenho a estampar:
Para evitar fazerem asneira, comecem por desenhar a forma escolhida (neste caso uma estrela) numa folha de jornal. Formas de linhas direitas e com poucos detalhes, resultam melhor, mas tudo depende da vossa perícia com a tesoura. Não há impossíveis!
Eu desenhei a minha estrela com a ajuda do compasso, só para garantir que ficava com as proporções certas, mas depois, dei um toque de desalinho no desenho final para dar um ar mais descontraído.corte estrela 1(no Youtube encontram vários videos de como desenhar uma estrela com o compasso, caso estejam esquecidos das aulas E.V.T.)
Quando estiverem satisfeitos com o resultado, contornem com um marcador grosso e cortem. Este será o vosso molde.
Depois, coloquem o molde por cima da parte plastificada do papel termocolante e com uma caneta de acetato passem o desenho e cortem. Esta será a forma exacta que ficará depois estampada na vossa almofada.
corte estrela aDe seguida, preparem o ferro (desliguem o vapor!) e a tábua de engomar para a estampagem.
Comecem por passar bem o tecido para retirar todas as rugas e vincos. Depois, coloquem o vosso desenho já recortado no sítio exacto onde o querem estampar (eu escolhi centrar o meu), com o acetato virado para a tábua de engomar.
Esta é a parte crucial do projecto, por isso muita atenção. Sigam as instruções de tempo e temperatura de passagem do vosso papel.
estampa aUma vez estampado, as instruções dizem para deixar arrefecer por completo antes de remover o acetato. A minha experiência foi de que é muito mais fácil tirar a película quando a cola ainda está morna. Por isso, tenham cuidado para não se queimarem nem arrancarem a estampa e tirem o acetato pouco depois de usarem o ferro.

estampa 3No final, se correr tudo bem, o resultado será semelhante a isto:
estampa 4A fase seguinte é costurar e fazer do pedaço de tecido estampado uma almofada. No meu caso, como aproveitei toda a largura da t-shirt, só tinha 1 costura e uma casa de botão para fazer e depois um botão para pregar.
Uma vez as costuras feitas e o sistema de fecho que escolheram aplicado, coloquem o recheio na almofada e fechem-na.

O resultado (aqui em casa) foi este:
almofada final_aNão está perfeita, nota-se que os acabamentos não foram feitos por uma profissional e o enchimento ficou um pouco irregular. Mas serve o propósito e serviu sobretudo para aprender a melhorar a minha técnica de costura. Depois desta almofada, já fiz mais duas e ficaram bem melhores. É tudo uma questão de prática.
Que vos parece, gostam?

2 comentários em “Brilhante!

  1. Olá, Rita – que lindo trabalho, a almofada ficou linda !
    Tambem estou a iniciar-me nestas aventuras, para decorar o quartinho do meu Rafael.
    Seria possível dizer-me onde conseguiu o papel termocolante prateado?

    Obrigada, um beijinho

    1. Olá Cláudia, obrigada pelos elogios. Comprei o papel em Bruxelas numa loja holandesa chamada Hema.
      É uma loja com preços muito acessíveis e onde tem de tudo o que se possa imaginar.
      Aqui em França (onde vivo actualmente) também existe essa loja, mas em Portugal (de onde deduzo que me escreva) não…e também não sei onde haverá…talvez no Aki?! Ou, se ainda existir Papelaria Fernandes, lá…
      Se encontrar, por favor diga-me onde foi, já outra leitora me enviou mail com a mesma questão e não pude ajudar.
      :)

Os comentários estão fechados.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo