Caligrafia: como aprender?

Acho que já estão fartinhos de saber que adoro caligrafia. Na verdade, aquilo que eu faço, não se chama mesmo caligrafia.
Chama-se “handlettering” mas, como em português, não encontro uma palavra que signifique o mesmo, simplifico chamando assim.
Entendidos?!
Este foi o primeiro post que aqui escrevi sobre o tema. Tinha começado há muito pouco tempo a aprender, tinha noção do quão básico era aquilo que fazia e sabia que só havia espaço para melhorar. Passado todo este tempo, continuo a ter muito para aprender, mas mostro-vos algumas coisas que fiz no início e outras mais recentes, para verem a diferença:

Nota-se uma diferença positiva, certo?!

Como consegui eu esta evolução?
A forma como eu comecei a aprender e a praticar mais esta “arte”, foi através de desafios no Instagram, como aquele em todos os dias tinha que desenhar uma letra do alfabeto. Como estes desafios são acompanhados de uma hashtag própria, é possível ir acompanhando o trabalho de outros participantes e, foi assim que fui descobrindo pessoas que faziam coisas giríssimas e que fui querendo melhorar.
Comecei a seguir algumas pessoas no Instagram, a ler sobre o assunto, imprimi muitas folhas para praticar e, acima de tudo, tentei, tentei, errei e tentei mais um pouco.
A prática é mesmo o mais importante!

Alguns dos recursos que uso e recomendo para quem quer aprender ou melhorar:
Blogs
The Postman’s Knock
Three Feelings
The Happy Ever Crafter
The Pidgeon Letters

Grupos de Facebook
Como podem imaginar, há imensos, mas eu gosto de um que não é muito grande e onde as pessoas comentam de forma positiva e sempre prontas a ajudar: The Letter Lovelies

Contas de Instagram
Todos os blogs que referi ali em cima, têm contas maravilhoas, além dessas, recomendo estas:
@leslie.writes.it.all
@ensigninsights
@piecescalligraphy
@realtimelettering
@lettersbyshells

Cursos online
A Becca Courtice do The Happy Ever Crafter, tem uma série de cursos muito bons.
Para principiantes, recomendo este: Show me your drills

Livros
The ultimate brush lettering guide – Peggy Dean

 

O que me falta ainda fazer é um workshop presencial.
Acho que se aprenderá muito mais nessa modalidade e, porque também gostava de aprender a ensinar, se é que me explico bem.
Aqui em KL, a caligrafia é uma arte com muitos adeptos e não faltam lojas com materiais específicos e workshops. Mas, eu ainda não me consegui organizar para participar em nenhum. Vamos ver se ainda consigo antes de me mudar…ou será melhor começar já a pesquisar para Jakarta?

Em breve, falo-vos daquelas que são as dicas que mais me ajudaram a passar de uma fase em que nem na caneta sabia pegar correctamente até hoje, em que já consigo fazer trabalhos dos quais não me envergonho.

 

 

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo