Monstras Fofinhas

Depois de uns dias de chuva e frio, hoje, Toulouse acordou na Primavera.
Acredito que não venha para ficar, mas pelo menos as previsões dizem que a próxima semana vai ser cheia de Sol e com temperaturas amenas.
Nos meus vasos, já se notam bem os efeitos desta melhoria de clima. A diferença que fazem umas horas de luz e um pouco de calor, depois de uma boa chuvada é incrível.
Primavera_varandaPor isso, mal vi o céu azul, decidi que os meus projectos de jardinagem, que andavam adiados, haviam de ser postos em prática hoje.
Comecei por limpar os vasos de folhas secas e fazer algumas mudanças para que as plantas mais necessitadas, fiquem mais expostas ao Sol. Tal não é o meu espanto, quando no meio deste processo, dou conta que a minha hortelã, que aqui há uns dias estava cheia de força e verdejante, foi completamente devorada?!
Esta hortelã, veio comigo no avião quando me mudei para aqui, no ano passado. Trouxe-a de casa da minha avó, no Alentejo profundo, dentro de um frasco de café, na mala de porão. E, não só sobreviveu a essa viagem, como depois pegou, num dos vasos aqui da varanda e cresceu tanto, que quase se tornou numa epidemia. Chegou uma altura em que tinha tanta hortelã, que além de ter congelado uma parte (para usar como tempero), e secado outra (para fazer chá), ainda tive que oferecer rebentos (alguns até foram levados para a Bélgica).
Por isso imaginem a minha cara quando vejo a minha planta mais pujante, reduzida a isto:
mentaDepois de uma análise cuidada ao vaso, lá descobri as responsáveis pela quase aniquilação da hortelã: 2 lagartas verde menta bem gordas (pois pudera!). Estas monstras devoradoras, não são nada fáceis de identificar porque têm a mesma cor e textura pilosa das folhas da hortelã. Mas olhando com muita atenção, ali estavam elas.
lagartas 1 lagartas 2Como não sou capaz de fazer mal, neste caso, a uma lagarta, nem quero encher a hortelã de químicos, porque não se trata de uma planta decorativa, mas sim, algo que uso com frequência na comida, não tive outra opção senão tirar as lagartinhas gentilmente e fazê-las voar para o jardim do prédio (também com muita gentileza). Para ser sincera até as acho giras…mas por favor, vão comer outra coisa. Lá em baixo, tenho a certeza que há muito mais alimento para devorarem sem incomodarem ninguém.
Agora, é manter-me vigilante, senão no Verão não haverá limonada com hortelã para ninguém.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo