DIY – Bolotas natalícias

bolotas_5Como já vos falei por aqui, sempre que vou a algum lado mais campestre tenho sempre que trazer qualquer coisa comigo. Desta vez, andava a namorar umas bolotas gordinhas que vi caídas no parque onde costumamos ir passear no fim-de-semana. Mas, como não tinha assim uma ideia muito concreta de como as podia usar, não as tinha apanhado ainda.
Até que se fez luz, as bolotas gordinhas, pintadas, eram perfeitas para fazer enfeites de Natal.
Na verdade, dependendo das cores usadas, podem não ser forçosamente enfeites de Natal. Estas, como fiz nos mesmos tons pastel que usei no quarto da Inês, vão ser reaproveitadas para fazer um elemento de decoração de todo o ano.

Vão precisar de:
Bolotas (das gordinhas – não sei que espécie são exactamente) + respectivos chapéuzinhos
Pauzinhos de espetada
Tintas (das cores que quiserem) – usei acrílicos mate
Alfinete / pionese + agulha grossa
Cola
Marcador dourado
Fio dourado
Vaso com terra / Copo com arroz, areia, garrafas, etc (algo que dê para espetar os pauzinhos para as bolotas secarem)

Como fazer:
Comecem por lavar/limpar muito bem as bolotas e os chapelinhos e deixem secar muito bem.
bolotas_1Depois, espetem cada bolota num pauzinho de espetada. Isto vai tornar mais fácil a parte da pintura. Evita que sujemos as mãos e borremos tudo.
bolotas_2Pintem com as cores que quiserem e espetem o pauzinho num vaso com terra (ou outro sítio que permita que as bolotas não toquem em nada). Eu pus as minhas em garrafinhas de Martini.
bolotas_8Enquanto secam, usem um daqueles alfinetes dos quadros de corticite para furar cada um dos chapéus e passem o fio dourado com a ajuda de uma agulha (se necessário), fazendo um nó na parte interior do mesmo.
Esta, é sem dúvida, a parte mais chata e mais difícil. Se tiverem uma solução mais simples que não magoe tanto os dedos, avisem.
bolotas_9Quando as bolotas tiverem a tinta de base completamente seca, façam desenhos com o marcador dourado (risquinhas, bolas, etc) e voltem a espetar no vaso.
Depois, uma vez secas, basta retirar os paus e colar cada um dos chapelinhos.bolotas_aE já está!
Podem ser usadas para decorar a árvore de Natal, individualmente ou em pequenos conjuntos, para decorar uma coroa de Natal, ou até para fazer uma grinalda.
bolotas_cEstou tentada a fazer também uma experiência com pinhas, se ficar giro, depois mostro aqui.