Projecto de costura fácil: saquinhos de alfazema com lenços antigos

Em Agosto, passei uns dias em casa da minha mãe durante os quais nos dedicámos a fazer uma série de coisas para o enxoval (odeio esta palavra mas acho que não há outra que defina aquilo de que se trata) da Inês. Tudo muito à base do reaproveitamento de lençóis e outros tecidos antigos que a minha mãe tem às centenas fechados em gavetas e armários, e aos quais urgia dar alguma utilidade.
Claro que nem tudo se aproveitou, mas depois de uma caça ao tesouro e selecção do que tinha jeito reciclar, acabámos por fazer (eu a sonhar alto e a minha mãe aos comandos da máquina de costura a concretizar) uma série de coisas giras que pouco a pouco irei mostrando por aqui.
No meio dessa busca, encontrámos algumas coisas que não tendo uma reutilização óbvia, tinham muito potencial para se tornarem em algo giro, assim as nossas imaginações chegassem a um veredicto.
Entre elas, uma caixa de lencinhos de assoar bordados, que se usavam muito antigamente, mas que agora com os lenços de papel deixaram de fazer sentido.
Venho então mostrar-vos como reaproveitámos esses lenços para fazer algo útil e sem exigir muito trabalho: saquinhos de alfazema para perfumar os armários e gavetas.
Não tenho propriamente uma explicação passo a passo, mas se quiserem fazer algo semelhante, basta que façam uma costura onde entrará a fita que os vai fechar (usem um alfinete de dama para ajudar a colocar a fita).  Depois, dobrem ao meio e fechem o fundo e a lateral que resta aberta com uma costura simples (estes foram feitos à máquina, mas podem fazer à mão).
No final, devem ter algo assim:
lavender sachets_bPara o enchimento, façam uma almofada de dracalon (um pouco mais pequena que o saco feito a partir do lenço) que vão encher com a alfazema (ou um sabonete perfumado, por exemplo). Para facilitar esta tarefa e não ter alfazema espalhada por todo o lado, improvisei um funil com um cartão.
lavender sachets_5Passem os saquinhos a ferro e depois coloquem dentro a almofadinha de dracalon.
Atem o saco e está pronto a pendurar nos cabides ou a colocar à solta dentro de uma gaveta.
lavender sachets_aNo contexto tralha de bebé, estes sacos assim pequeninos dão para usar com outros propósitos, por exemplo, seguindo o mesmo esquema (mas sem alfazema dentro desta vez) acabei por fazer também este outro a partir de um lenço com bordado da Madeira que me tinha dado a mãe do Pedro, que vai ser usado para guardar as chupetas (que espero que a pequena nem queira usar).
lavender sachets_7Um projecto super simples e rápido que podem fazer para usar em vossa casa ou até para oferecer.

2 comentários em “Projecto de costura fácil: saquinhos de alfazema com lenços antigos

    1. Então, o dracalon é para o saco ficar com um ar mais compostinho e para a alfazema não deitar aquele pó que suja tudo.
      Quanto a secar a alfazema, comprei a minha já seca e pronta a usar, mas deve dar para secar ao sol…assim espalhada em folhas de jornal (?).
      Bj bj

Os comentários estão fechados.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo