DIY Aplicações com naperons

No post que fiz há uns dias sobre a transformação de uns lenços de assoar antigos em saquinhos de alfazema, contava que em casa da minha mãe havia uma série de lençóis, tecidos e bordados antigos que reaproveitámos para fazer algumas coisas para a Inês.
Estes naperons (10 deles), que devem ter perto de 100 anos, eram um dos tesouros por lá escondidos em gavetas, e sem previsão de utilização futura.
naperon_1À semelhança do que se passou com os lecinhos de assoar, quando os vimos, achámos que dariam qualquer coisa muito gira. Só não sabíamos bem o quê.
Depois de uma investigação, encontrei um monte de ideias que passavam por tingir, endurecer (usando açúcar, cola, etc), coser uns aos outros, usar como aplicações em roupa, um mundo…
Inspiradíssima pelo que vi, decidi reaproveitar 3 desses naperons em 2 projectos distintos.
Um deles já concretizado, que vos vou mostrar hoje, e outro que ainda não pus em prática (e por isso só mostrarei mais tarde).
O que fiz decidi fazer, foi aproveitar uma camisola cinza que tinha comprado para o bebé, quando ainda não sabia que era uma menina e todas as minhas aquisições eram muito neutras (tanto na cor como na forma), e dar-lhe um ar mais feminino com a aplicação de dois desses naperons. Cosi-os à mão e o processo todo deve ter demorado uns 15 minutos.
naperon_3Como estes naperons têm o tamanho do fundo de um copo (acho que foram mesmo feitos para usar como base de copo), são ideais para fazer estas ombreiras pequeninas.
Mas, caso encontrem em casa das vossas mães/avós naperons do género em tamanho um pouco maior, podem fazer o mesmo para uma camisola de adulto. Ou melhor ainda, se forem prós em crochet podem fazer os vossos próprios naperons.
Quando há uns tempos publiquei a foto desta camisola já adornada no Instagram, um amigo perguntava se isto era uma espécie de patente militar. Achei que era uma ideia fantástica, Patente Naperon de Crochet, só para pessoas muito especiais.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo