Festa de despedida da escola: ideias para lembranças simples

A nossa próxima mudança irá acontecer em breve e, com isso, a Inês vai deixar a escola onde está actualmente e dizer adeus aos coleguinhas. Ela sabe que vai deixar esta escola e que em breve terá uma escola nova em Jakarta e, para já, parece estar tudo tranquilo. Mas, mesmo assim, estive indecisa em fazer ou não uma festa de despedida.

Por um lado, não queria dar muita importância ao momento para não agitar as águas mas, por outro, também não acho justo fingir que não se passa nada e não lhe dar oportunidade de ter um último momento “centro das atenções” com os amigos. Até porque a Inês nunca teve uma festa de anos na escola.

Portanto, mentalizando-me já para muitas lágrimas (minhas, não dela), estou em processo de preparação de uma festa de despedida na escola. Embora a Inês esteja convencida de que é uma festa de aniversário e de que já vai fazer 4 anos…

– É uma birthday party, não é mãe?

– Não, é uma farewell party.

– Ah! Uma farewell birthday party!

Lembranças de despedida da escola fáceis de preparar

Apesar de eu gostar muito de fazer coisas, desta vez, por serem muitas unidades (a Inês tem 25 colegas na sala), decidi simplificar ao máximo a minha vida e comprar praticamente tudo feito.

Para a escola

 

Soube desde logo que queria deixar um presente para a escola, que pudesse ser usado a longo prazo, em nome da Inês. Por isso, decidi oferecer um livro com uma mensagem que de certa forma se relaciona com a história da Inês: “Island Born by Junot Diaz” a história de uma menina que anda numa escola com meninos de todo o mundo e que não se lembra do sítio de onde veio mas que, com a ajuda das memórias da família, vai percebendo que tal como eles ela veio da ilha.

Como lhe diz a avó: “Just because you don’t remember a place doesn’t mean it’s not in you”. Muito em linha com o meu post sobre as Crianças de Terceira Cultura, certo?

Para personalizar, incluí uma foto da Inês a usar o uniforme da escola e uma pequena dedicatória aos meninos que o venham a ler com um agradecimento também à Escola.

Para os colegas

 

A ideia para estes presentinhos foi inspirada por uma vizinha nossa de Seattle que no Halloween, em vez de doces, deu embalagens miniatura de plasticina. Achei muito original e fiz pin no meu Pinterest mental, para utilizar mais tarde. Assim, comprei potinhos de plasticina pequenos e formas de plástico, para colocar em pacotinhos individuais e oferecer a cada criança. Como não consegui encontrar forminhas de plasticina, usei umas que na verdade são para decorar tofu.

Para tornar a lembrança um pouco mais pessoal e explicativa do evento, fiz umas etiquetas com a mesma foto da Inês que referi em cima e, nas costas, uma mensagem (que é mais dirigida aos pais das crianças):

“Querido amigo, obrigada por fazeres parte da minha vida na Malásia! Em breve vou mudar-me para Jakarta mas nunca esquecerei o tempo que passámos juntos na “Escola X”. Este é o meu endereço de e-mail: “endereço de e-mail da Inês“. Vamos manter-nos em contacto! Inês”

Para as professoras

Esta foi a lembranças que tive mais dificuldade em escolher, porque queria uma coisa que não tivesse a ver directamente com escola e que ao mesmo tempo representasse um agradecimento. Pensei em canecas com mensagens giras, chocolates, flores ou outras coisas de certa forma típicas e espectáveis. Mas depois fui tomar café com a minha mãe e fez-se luz: café! Qual é a professora que não precisa de café?!

Decidi então oferecer um cartão-presente da Starbucks (com crédito para alguns cafés, ou outra coisa que por lá queiram comprar) que espero que as professoras possam usar nos seus momentos de pausa, bem merecidos. A acompanhar, um cartão com algumas palavras mais pessoais e um desenho feito pela Inês (os da foto no cabeçalho do post), dentro de um envelope giro, onde aproveitei para fazer umas letras bonitas.

 

 

Agora, só me falta fazer uma montanha de queques e preparar os lenços de papel, porque sei que este vai ser o momento mais doloroso desta partida. A escola da Inês, além de ser maravilhosa para ela, foi o sítio onde fiz praticamente todas as amigas que tenho aqui e o último dia de aulas dela, vai abrir oficialmente a porta para todas as despedidas que se seguem.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo