Pois que as duas palavras no título deste post, não fazem sentido nenhum juntas, mas dizer que hoje almocei o resto do arroz do jantar de ontem, não soa nada bem, e se vos disser que o transformei num prato quase gourmet, já fica mais interessante.
Só me atrevo a fazer estas experiências culinárias quando o Pedro não come em casa. Primeiro, porque se lhe disser que “o almoço vai ser o que sobrou do arroz de ontem com mais umas cenas”, ele vai fazertorcer o nariz, e segundo, porque quando lhe mando fotos do meu super prato com a mensagem “olha o que estás a perder”, ele reage com “só fazes essas coisas boas quando não estou”…ou seja, aquilo que à partida estaria desacreditado, por parecer simplesmente uma mixórdia com restos, passa assim a ser a última maravilha das invenções culinárias e tem carta branca para voltar a ser confeccionado. Assim se dá a volta à questão :) (Espero sinceramente que estejam a tomar notas!)
Se se quiserem aventurar neste prato que aproveita o arroz banco da refeição anterior, aqui segue o que precisam de saber:
Ingredientes (quantidades a gosto)
Azeite
Sal
Arroz branco (já cozinhado)
Camarões
Espargos verdes
Rebentos de soja
Rebentos de espinafre
1 ovo de codorniz (mais gourmet que isto é impossível)
Sementes de sésamo
Preparação:
Numa frigideira anti-aderente, aqueçam uma colher de sopa de azeite e fritem ligeiramente o arroz. Vão mexendo para não pegar, mas com cuidado para não transformarem o arroz em papa Nestum.
Noutra frigideira, também anti-aderente, com um fio de azeite, cozinhem os camarões. Depois, acrescentem a soja, os espinafres e os espargos. Nesta altura podem temperar com um pouco de sal, ou molho de soja, se preferirem.
Quando estiverem todos os ingredientes cozinhados, escorram a água que se possa ter libertado, acrescentem o arroz previamente frito à mistura e envolvam.
Baixem o lume e despejem o ovo batido por cima, mexendo para ficar com aquele aspecto arroz chau-chau.
Salpiquem com umas sementinhas de sésamo e têm uma versão completamente nova do vosso arroz.
Para vos saber ainda melhor, comam-no com pauzinhos.