De há umas semanas para cá, à quinta-feira, tenho-vos mostrado alguns projectos artísticos com os quais me identifico.
Na semana passada, falei-vos do Faces in Places e, não tardou até ter recebido uma mensagem de um amigo que, tal como eu tinha vaticinado, começou a ver caras nos sítios menos prováveis :)
Hoje, partilho o trabalho do Clet Abraham, um artista francês a viver em Itália que começou há uns anos a “kitar” (não me consego lembrar de uma palavra melhor para descrever este tipo de intervenção) sinais de trânsito de forma um pouco provocadora, mas sempre com o cuidado de os manter perceptíveis (que o objectivo dele não é causar acidentes).
Um projecto muito creativo em que, muitas vezes, não é só a transformação do sinal em si, mas o contexto em que o mesmo se encontra, que faz com que ganhe todo um novo sentido.
Li nesta entrevista do Clet ao Daily Inspiration, que o objectivo dele é chamar a atenção e pôr as pessoas a repensarem os conceitos de legalidade e justiça. O Clet, procura com as suas mensagens, desafiar várias instituições e esterótipos enraizados na nossa sociedade.
Este tipo de intervenção, pode ser encontrada pelas ruas de várias cidades Europeias, mas mais frequentemente em Itália e França.
{ Todas as imagens acima via página Facebook Clet Abraham }
É uma forma de arte polémica e, para alguns, é simplesmente vandalismo, mas eu acho giríssimo e acredito que muitos de vós concordem comigo.
Digam lá que não é uma maneira original de animar o dia de quem está parado no trânsito?
Podem acompanhar o trabalho do Clet Abraham via:
Facebook
Twitter
Pinterest