Sopa de Halloween

Ok, o título é só publicidade enganosa, primeiro, porque não estamos no Halloween e depois, porque se estão à espera de encontrar aqui uma receita de sopa de miolos de macaco com olhos a flutuar e com um ar muito assustador, esqueçam. Para ser honesta, é só sopa de abóbora mas se escrevesse “abóbora” no título não tinha tanta emoção, não era?!
Assim, se quiserem, ficam com a receita de uma sopa que podem reproduzir daqui a uns meses para aproveitar as entranhas da vossa abóbora de Halloween (essa tradição tão portuguesa).
A verdade é que tinha aqui por casa uma abóbora manteiga que comprei para transformar em doce, mas cedendo ao frio que se faz sentir, decidi usá-la antes para fazer uma sopa.
Melhor, aproveitando que tinha o forno quente de ter feito estes pastéis de nata, e porque nada se perde, tudo se transforma, torrei também as sementes e fiz um 2 em 1.
Para os interessados, aqui segue a receita:

Ingredientes:
1 Abóbora manteiga
1 nabo grande
1 courgette
sal, azeite e pimenta a gosto

Preparação:
Comecem por partir a abóbora ao meio. Uma vez aberta, tirem os fios e as sementes (que vou explicar a seguir como se podem aproveitar). Descasquem-na e partam-na em cubos e façam o mesmo com o nabo e a courgette.
Depois, lavem bem todos os legumes e coloquem-nos numa panela, cobertos com água. Acrescentem sal, azeite e pimenta.
Levem ao lume para cozerem.
(foi por esta altura que comecei a preparar também as sementes)
Depois de cozidos os legumes, desliguem o lume e passem tudo com a varinha mágica. Rectifiquem os temperos e acrescentem água se acharem que precisa.
abóbora 1

abóbora 4Enquanto a panela está ao lume, lavem bem as sementes (como auxilio de um passador) e sequem-nas o melhor possível com um pano.
Espalhem-nas num tabuleiro e levem ao forno até estarem douradas e crocantes.  Se gostarem, podem por também sal ou outro tempero por cima.
Como disse, eu tinha o forno quente porque tinha acabado de fazer estes pastéis de nata, por isso não vos sei dizer bem a que temperatura estava. Mas, penso que podem por a 150ºC e depois vão espreitando e agitado o tabuleiro para que as sementes torrem dos dois lados.

Quando estiverem torradas ao vosso gosto, retirem-nas do forno, deixem arrefecer e depois podem guardá-las num frasco de vidro. Podem comê-las tal como se fossem frutos secos, ou usá-las para dar um toque crocante a outros pratos.
Eu como gosto de as comer assim mesmo com casca, quando sirvo a sopa, coloco algumas no prato.

Simples, rápido e a aproveitar todas as partes comestíveis da abóbora.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo