Limão & Sementes de Papoila

Há bem pouco tempo, quando andei pela net a investigar para fazer este bolo de limão, encontrei várias receitas que juntavam ao preparado “normal”, sementes de papoila.
A minha experiência com este tipo de sementes, resumia-se ao pão, que já várias vezes comi com esse ingrediente. Mas fiquei curiosa para experimentar esta nova versão (pelo menos para mim) das sementes de papoila em bolos. Primeiro, porque gosto muito do efeito crunchy e depois, a ideia de ter uma massa às bolinhas agradava-me muito.
Para não repetir a receita do tal bolo de limão (mesmo tendo sido um sucesso) e, para dar uso a uma embalagem de fromage blanc que estava a passar do prazo, investiguei mais um bocadinho e decidi fazer uns queques de limão que combinassem todos os ingredientes que queria usar.
O produto final, acabou por não ser exactamente o que tinha imaginado de início. Na verdade, acho que até foi melhor.
Como a receita leva muito queijo e pouca farinha, estes bolinhos são mais uma espécie de queijada, do que propriamente queques massudos. Na verdade, ficaram tão leves, que mais parecem soufflés.
queques 2Se quiserem experimentar, aqui segue a receita que usei. Estas doses, foram calculadas a pensar na quantidade de queijo que queria gastar e por isso resultaram em mais de 30 unidades. Por isso, podem talvez reduzir tudo a metade, para uma quantidade mais racional de bolinhos.

Ingredientes
500 gr de fromage blanc
100 gr de acúcar
90 gr de farinha
1 colher de sopa de Maizena
1 colher de chá de fermento
4 ovos
1 colher de chá de extracto de baunilha
2 colheres de sopa de sementes de papoila
1 limão (raspa e sumo)

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200ºC e untar as forminhas dos queques.
Bater o fromage blanc com o açúcar, e aos poucos adicionar a farinha (já misturada com a Maizena e o fermento). Juntar as gemas, a baunilha, o sumo e a raspa do limão.
Bater as claras à parte e incorporar no preparado anterior. Por fim, juntar as sementes e envolver.
Deita-se um pouco de massa em cada forma e por cima, um pouco de açúcar e mais algumas sementes (só para dar um ar mais colorido).
Vão ao forno cerca de 15 a 20 minutos. Vão controlando com um palito, a ideia é que fiquem molhadinhos por dentro.
O normal é que cresçam muito no forno e depois abatam…é o efeito soufflé.
queques bRetirem do forno e esperem que arrefeçam, antes de os desenformarem.
Não são os queques mais bonitos da História, mas são muito saborosos. No que me diz respeito, comi logo 4 quando ainda estavam mornos.
queques a

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo