Se há coisa de que os franceses se orgulham, é da sua comida. Dizem que é a melhor do mundo…eu, como boa portuguesa, tenho uma opinião diferente, mas que agora não interessa explorar. O facto é que se encontram muito bons restaurantes em França e Toulouse tem uma oferta impressionante, para uma cidade relativamente pequena.
E se às vezes os preços são uma coisa sem sentido, é prática comum, haver a possibilidade de escolher um menu, mais em conta, que (normalmente) pode ser “entrada+prato”, “prato+sobremesa” ou “entrada+prato+sobremesa”. Água (da torneira) e pão, são sempre oferta da casa. Pelo que, para mim que geralmente só bebo mesmo água, calha muitíssimo bem.
Para aqueles que tenham interesse, decidi partilhar aqui a lista dos meus restaurantes preferidos (cozinha francesa mas não só), todos eles testados e aprovados em mais do que uma ocasião.
(peço desculpa pela qualidade das fotos que claramente não foram tiradas a pensar que vinham parar aqui)
Comida Francesa mas não só
Façon Façon, 4 Rue des Blanchers
É um restaurante pequenino e, apesar de supostamente só fechar ao domingo, já batemos com o nariz na porta em diferentes dias da semana. Ainda assim, é o meu restaurante preferido em Toulouse e aquele com o staff mais simpático.
A ementa vai mudando e apresenta poucas opções de cada vez o que, na minha opinião, faz com que os pratos tenham uma melhor qualidade. Como o chef não tem que se dispersar a fazer 1500 pratos diferentes, nota-se que o cuidado com que tudo é preparado e, a atenção dada aos detalhes, é maior.
Adoro!
Bois & Charbon, 64 rue de la Colombette
Um espaço agradável de decoração retro chic e cadeiras desconfortáveis (como convém); a comida é óptima e as sobremesas, só de olhar, já fazem sentir as calças mais apertadas. Recomendo o banoffee.
Tem bastante variedade de pratos, entre os quais magret e entrecote, tão típicos daqui.
Apesar do staff ser simpático, este é um dos sítios onde recusam servir carne bem passada…não adianta argumentar, o cliente nem sempre tem razão.
Italiano
La Reserve, 8 Rue Jean Suau
Especialmente agradável no Verão quando se pode comer na esplanada, este café- restaurante-pizzaria de decoração moderna tem uma grande variedade de massas e pizzas mas também outras alternativas como hambúrgueres ou outras especialidades mais francesas.
Sei que também serve um brunch ao fim-de-semana mas ainda não fomos experimentar.
Le Florence, 38 allée du Béarn, Colomiers
Este restaurante super espaçoso não fica bem em Toulouse mas sim, em Colomiers, nos arredores.
Tem outras opções de comida não italiana mas as pizzas são óptimas (destaque para a pizza de magret de canard) e tem a vantagem de ser dos poucos sítios onde se pode almoçar tarde e a más horas.
Tradicional Francês
Meet the Meat, 18 boulevard de Strasbourg
O nome diz tudo, aqui come-se carne, sempre entre o mal passado e o sangrento.
Na ementa encontram desde pato, em todas as formas e feitios, a entrecote e fois grass, com uma escolha de acompanhamentos entre as batatas fritas e o gratinado (de batatas) Dauphonois.
É muito bom mas para ir só de vez em quando.
Para petiscar mas vai-se a ver e comem mais que num restaurante “normal”
Comptoir à la Une, 11 place des Carmes
Uma selecção variada de petiscos, dos quais destaco o famoso mini Burguer, num ambiente mais de bar que de restaurante com mesas, bancos e música, tudo alto!
Ideal para beber um copo e comer qualquer coisa.
L’EntrePotes, 4 Rue des Blanchers
Descobrimos este restaurante numa das vezes em que tentámos ir ao Façon Façon e o encontrámos fechado. O Entrepotes fica na porta ao lado e foi uma boa surpresa.
Staff simpático (que com jeitinho até aceitam servir carne bem passada) e comida muito muito boa (e muito bonita), que podem pedir nas opções prato completo ou mini prato (amuse bouffes), para pedir vários e partilhar pela mesa.
A ementa é variada e vai mudando mas a qualidade é constante.
Sushi
Eat Sushi, 10 boulevard Lascrosses
Descobrimos este restaurante pouco depois de cá chegarmos e gostámos tanto que somos clientes frequentes. Comemos sempre o mesmo: o Pedro, chirashi de atum e salmão e eu, o Menu Califórnia.
É sempre tudo muito fresco, fica bem localizado, perto do centro, do metro, da nossa casa e nas imediações do jardim japonês. Quando o tempo melhorar, quero ir buscar sushi para levar e ir comer no jardim!
Português
Chez Luisa, 44 avenue Saint Exupéry
Embora a dona, a Luísa, seja de Cabo Verde, aqui não falta bacalhau, pastéis de nata, baba de camelo, sapateira, nem sumol de ananás. Para matar saudades da comida portuguesa, não há melhor (pelo menos até agora não encontrámos).
Espero sinceramente que os meus amigos que me lêem , vejam aqui uma série de argumentos para me virem visitar!