Enquanto os bolbos de narciso que plantei dentro e fora de casa, não dão ares da sua graça (podem ver nas fotos abaixo o estado em que estão neste momento alguns deles), não resisti a trazer um molhinho deles que estava à venda no supermercado.
2,90€, por 20 narcisos e 2 bocadinhos de feto para alegrar o ramo, pareceu-me um preço justo.
Apesar de gostar muito de flores, estas, vendidas assim em ramo e com os caules cortados, não são a minha versão preferida. E por isso, aqui em casa não há jarras. Gosto muito mais de ter plantas que têm raízes e que estão dentro de vasos, vivas e a crescer. Mas, de vez em quando, como foi o caso hoje, abro uma excepção.
Mostrei-vos há umas semanas, este DIY de uma espécie de jarra/centro de mesa em que aproveitei uma série de frascos e garrafas de vidro, mas jarras à séria, não tenho. E não me importo nada porque, cada vez que cedo a comprar flores, uso recipientes pouco prováveis para as pôr e o resultado parece-me muito mais interessante.
Desta vez, e como achei que estes narcisos amarelos só resultavam bem num bouquet único, não dei uso à minha espécie de jarra de fabrico caseiro. Optei antes, por usar um bule antigo de que gosto muito.
Como este bule, costuma mesmo ser usado para servir chá, não me pareceu bem enchê-lo com água e pôr as flores lá dentro, só assim sem mais nem menos. Mesmo que depois o lavasse muito bem, achei que era pouco higiénico. Por isso, usei este truque que vos mostro. Nada muito elaborado ou difícil de concretizar.
Precisam de:
O que fiz foi, mais uma vez, dar uso a um dos muitos frascos (de compota, molho, café, etc) que tenho guardados.
Escolhi um frasco grande, mas que coubesse dentro do bule em diâmetro e altura. Cortei os caules das flores na altura que me pareceu a certa para esconder o bordo do frasco, enchi o frasco com água e pus as flores lá dentro. Depois, foi só dar um toque nas flores para que ficassem com um ar mais natural.
Na foto do meio, a água tem espuma, isto porque o bouquet de flores já vem com um produto que diluído na água ajuda a que as flores se mantenham com bom ar por mais tempo. Outro truque simples que uso, é escolher flores que ainda venham um pouco fechadas. Quanto mais fechadas, mais tempo demoram a abrir e mais duram na jarra.
Com este truque, simples e eficaz, as flores não ficam directamente em contacto com o bule e já não me faz confusão na próxima vez que servir chá às visitas :)