O que ver em Kuala Lumpur?

Normalmente, quem vem a Kuala Lumpur, não vem por muito tempo, nem precisa. Na verdade, para ver o essencial da cidade, bastam 2 dias. Claro que, há montes de coisas para ver e explorar e, se cá ficassem 15 dias, haveria sempre algo novo para descobrir.

Como vos conto na página que escrevi dedicada à minha cidade actual, Kuala Lumpur é marcada pela influência de três culturas: malaia, chinesa e indiana. Por toda a cidade, encontram traços destas influências. Num misto de passado, de templos e edifícios seculares, com presente-futurista, de arranha-céus e edifícios modernos, tudo, em caótica e harmoniosa convivência (fiz poesia!).

Não sendo eu guia turística, nem um exemplar vivo do Lonely Planet, aqui vos deixo as minhas sugestões do que ver em Kuala Lumpur numa visita rápida, com base na minha percepção da cidade e dos seus encantos.

10 Sítios a ver em Kuala Lumpur:

 

1. Central Market

Edifício colonial de cor azul-bebé, onde existe uma grande oferta de artesanato local (e outro não tão local…), comida, tecidos e uma ala só com pintura.

 

2. Merdeka Square

É um local muito emblemático para os Malaios, com edifícios de carácter histórico e religioso.
Tem um posto de turismo, uma mesquita grande (que se pode visitar) e um museu pequenino (que eu adoro) que é o número 3 desta lista.

 

3. Museu Nacional do Tecido (grátis)

No andar de baixo tem os tecidos típicos da Malásia (batik) e no andar de cima tem jóias.
Tem também uma loja muito gira, com roupas e outros produtos e um café.

 

4. Kuala Lumpur City Center (KLCC)

Não confundir com KL Sentral (a estação Central).
Aqui estão localizadas as famosas torres Petronas (às quais eu acho que não vale a pena subir), imagem de marca da cidade.
Em volta tem um jardim agradável para passear à sombra e tem o maior playground de Kuala Lumpur (uma boa dica para quem tem crianças), que além de escorregas, baloiços e brinquedos do género, tem uma “piscina”, excelente para os mais pequenos brincarem e se refrescarem.

 

5. Museu de Arte Islâmica

A minha parte preferida são as maquettes das diferentes mesquitas espalhadas pelo mundo.
Também tem um restaurante dentro do museu que me asseguraram que é muito bom.

 

 

6. Mesquita Nacional

É um edifício relativamente novo e de arquitectura moderna, mesmo ao lado do Museu de Arte Islâmica.
Aceitam visitas em horas específicas, tanto de manhã como à  tarde, fora das horas das orações.

 

7. Batu Caves

Estas grutas, localizadas no cimo de uma enorme escadaria, são um templo hindu e um local muito emblemático para a comunidade Indiana. Se nunca foram à Índia, é uma pequena amostra da atmosfera, mas aconselho a visita nas primeiras horas da manhã, porque subir uma escadaria íngreme, de mais de 200 degraus, não é tarefa para fazer na hora do calor.

 

8. Jalan Alor

É uma rua de restaurantes com esplanadas à boa moda asiática. Cozinhas abertas para a rua, comida de toda a cor e feitio e muita animação, especialmente na hora do jantar.

 

9. Bukit Bintang

Zona comercial, de onde se destaca o Pavillion, o centro comercial mais luxuoso de Kuala Lumpur. Para quem gosta de compras e de conhecer uma vertente mais cosmopolita (e consumista) da cidade, é a não perder.

 

10. Brickfields (Little India)

Uma zona da cidade com várias lojas de roupas e outros produtos indianos, onde existe também a igreja de Nossa Senhora de Fátima.
No fundo, é uma very little India, mas a atmosfera é interessante e, não sendo eu religiosa, achei piada a encontrar aqui uma igreja de inspiração portuguesa. Ainda que o funcionário de serviço (no dia em que visitei) não me tenha conseguido explicar absolutamente nada sobre a história da igreja (mas ofereceu-me uma garrafinha de água-benta!).

 

Como referi no início, esta é a minha selecção de locais a visitar numa estadia de curta duração (um ou dois dias). Há muitas outras coisas interessantes para ver e fazer na cidade, especialmente se saírem do circuito turístico.

Mas deixo isso para outro dia.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo