Rita @ Normandie – parte II

Leia também acerca da parte I desta viagem aqui

Duração: 3 dias e meio
Destinos: Colleville-sur-Mer, Deauville, Trouville e Tours (na parte I deste post – La Rochelle, Mont Saint Michel) 
Deslocações: carro
Alojamento: via booking
Mês: Julho

Depois de uma tarde passada no Mont Saint Michel, na manhã seguinte saímos em direcção à Alta Normandia para visitar alguns dos monumentos e locais emblemáticos da segunda grande guerra.
Não sou muito fã de visitar cemitérios, mausoléus, campos de concentração, prisões e muito menos de os fotografar. Mas o cemitério americano de Colleville-sur-Mer é um local imperdível para quem visita a região e é impossível não tirar uma ou outra foto.
Cada cruz branca no imenso relvado, representa 1 militar americano morto nesta guerra…e são a perder de vista (cerca de 10.000).d day aO museu do cemitério/memorial tem uma série de vídeos, explicações e objectos que ajudam a compreender aquele período da História e a ter uma noção mais real do que ali se passou.
Para completar o passeio pela zona, visitámos também algumas das praias do desembarque onde ainda se encontram vestígios das construções militares ali existentes noutros tempos.

d day 1d day bUma coisa é ler livros de História, romances desta época ou ver as produções de Hollywood, outra, é estar ali, onde de facto tudo se passou e tomar consciência da dimensão e do peso do local. A nossa visita, foi dominada pela perspectiva Americana e Francesa da Guerra e dos acontecimentos em torno do D day. Mas, se tiver oportunidade de voltar a esta região, gostava de visitar também o cemitério Alemão e perceber qual a forma como contam eles o que ali se passou. Fiquei curiosa para saber qual a versão do outro lado.
Depois, para aliviar um pouco os ânimos seguimos viagem até Deauville, uma cidade junto ao mar, muito procurada pelos Parisienses para fins-de-semana e férias de Verão. Logo ao lado, à distância de uma ponte que se pode atravessar a pé, Trouville. Ambas muito bonitas do ponto de vista arquitectónico, mas também muito confusas pela quantidade de gente (ser 14 de Julho também não ajudou).
deauville 3 trouvilleSem dúvida uma atmosfera muito diferente, com palacetes incríveis e um passeio junto à praia com detalhes muito nostálgicos, como as cabines de praia com nomes de estrelas de cinema e os chapéus de sol coloridos.
deauville_bFoi uma visita agradável e óptima para nos animar um pouco depois de um início de dia a visitar lugares tão pesados.
Passámos a última noite na região em Caen, onde acabámos por não ter tempo de passear.
O dia seguinte, foi para fazer toda a viagem de regresso a casa. Nós e todos os franceses que também quiseram aproveitar o fim-de-semana grande. Por isso tentámos dar início ao regresso o mais cedo possível, com uma paragem em Tours, uma vila com um centro muito giro, para almoço e passeio curto.
toursFicou muita coisa por ver e explorar na região, mas com tão poucos dias e, sendo Toulouse tão longe, não dava mesmo para mais.
Chegámos a casa cansados, como seria de esperar depois de um dia inteiro no carro, mas com mais um grande check na nossa lista de sítios a visitar em França.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo