Todos aqueles que vivemos fora do nosso país, partilhamos uma série de coisas/sentimentos que só são verdadeiramente compreendidas por aqueles na mesma situação.
Por exemplo, temos saudades de pessoas, de sítios, de comidas, de certas rotinas, das nossas zonas de conforto, de pensar e falar numa só língua, de dizer uma piada cultural e não termos que a explicar, entre muitas outras coisas.
Também partilhamos os mesmos momentos de stress e penso que não erro muito se disser que, o momento mais stressante do ano para nós emigrantes, é o regresso a casa para passar o Natal!
Tudo tem que ser planeado com antecedência, as compras têm que ficar todas feitas a tempo e tendo sempre em mente que há um limite de espaço e de peso na bagagem, temos que conseguir os bilhetes de avião ao melhor preço tentando evitar viajar nos dias de mais confusão, se vivemos num sítio onde neva nesta altura do ano, vamos estar a rezar a todos os santos, até ao último minuto para que o aeroporto não feche e só vamos acreditar que vamos mesmo para casa quando virmos o nosso avião já no ar.
Posso dizer-vos que os nossos bilhetes de avião para Dezembro foram comprados em Agosto e que desde então muitas foram as conversas acerca de como vamos organizar as nossas duas semanas em Lisboa.
Esta manhã, li no site do Apartment Therapy este artigo que vem muito a propósito deste tema Holiday Travel: 10 Tips to Make it (Mostly) Stress Free (apenas em Inglês)
De todos os pontos indicados, aqueles que eu procuro seguir religiosamente são:
1. Make a schedule and be realistic
2. Book early
4. Get your shopping done in advance
E claro, aquele que mais me custa cumprir é o nr 10. Unpack, unwind and express you appreciation, especialmente a parte de desfazer a mala.
Espero que isto ajude alguns de vós a terem um Natal (quase) stress free :)
Pois alguns de nos nao tem esse stress pois nao conseguem ir a casa no Natal. Nestes anos todos nunca consegui ir a casa no Natal… ou bilhetes estao muito caros ou o trabalho nao permiti. Talvez por isso o Natal tenha perdido a sua magia. Por isso aproveita ao maximo, o stress e so um pormenor!
Vistas as coisas dessa forma, é todo um outro stress pelo qual felizmente ainda não passei, mas talvez chegue o dia…
De qualquer forma, o Natal é só uma data :)