Será que isto foi uma boa ideia?

Faz amanhã um ano que criei este blog.
Quer dizer, faz amanhã um ano que o publiquei, porque na verdade ele já tinha sido criado um tempo antes, em Setembro de 2013, para ser mais precisa. Altura em que andei doida a definir e a testar a estrutura, o layout, os conteúdos, o que queria fazer e acima de tudo o que não queria mesmo fazer.
Na página Acerca, encontram a razão porque surgiu o “Yes, it’s Rita!”, o que não encontram, e que vos passo a contar, é o como.
Pois bem, uma vez decidida a criar este blog e tendo já uma ideia clara do que queria fazer dele, precisava de um nome. Tinha que ser qualquer coisa com a qual me identificasse, que fosse despretensiosa e ao mesmo tempo reveladora daquilo que seriam os conteúdos.
Consultei alguns amigos, recebi sugestões, fiz brainstorming comigo mesma (houve muito post-it envolvido) e acabei por chegar a “Yes, it’s Rita!”, uma espécie de estas são as coisas que gosto de fazer, esta é a minha vida, esta sou eu, sim eu!.
Depois, como decidi comprar um domínio e fazer um self hosted blog, as coisas complicaram-se. Os meus conhecimentos técnicos eram mínimos e todas as minhas vontades acabavam por ficar bloqueadas, por pura ignorância da minha parte. Sem dúvida, dei um passo maior que a perna e muitas vezes foi muito frustrante.
Mas como na internet tudo se consegue, lá andei eu em foruns wordpress e outros, onde pessoas que realmente percebem destes assuntos, se dedicam a explicar a pessoas (ignorantes) como eu, como se faz tudo, ponto por ponto.
Andava tão embrenhada em fazer tudo bem e em conseguir pôr tudo como tinha definido que sempre que havia um bloqueio, a minha barriga ficava como em véspera de exame nacional e cheguei a passar algumas noites sem dormir só a pensar em possíveis soluções.
“Onde é que estava com a cabeça?!”, “Não vou conseguir”, “Desisto!”, “FXXX-XX!”, eram os pensamentos que dominavam o que restava do meu cérebro.
Ainda assim, isto era uma coisa com a qual me tinha comprometido e queria mesmo que resultasse. Daí a nervoseira sempre que alguma coisa falhava.  Quanto mais difícil se tornava o processo, maior a minha vontade de descobrir uma solução.
Aprendi muito, fiz coisas que nunca me imaginei a fazer e cada frustração acabava numa pequena vitória, sempre que ultrapassava mais um problema.
Ia das lágrimas às gargalhadas histéricas em segundos. Sim, estava louca!
No dia em que finalmente tinha tudo pronto e me preparava para publicar o blog, mais um contratempo. Estava tudo ok, mas uma definição qualquer não me deixava fazer aquele último click.
Felizmente, tive duas visitas aqui em casa, entendidas na matéria, que por esses dias me resolveram o problema em três tempos e ainda me ajudaram com outros pormenores. (Para sempre agradecida!)
Dias mais tarde, a 14/10/13, o blog estava online.
A partir daí, as coisas fluíram, com um ou outro problema técnico (malditas actualizações) que fui conseguindo ultrapassar.
E ao longo deste ano, fui confirmando que sim, foi uma boa ideia ter criado o “Yes, it’s Rita!”, apesar de todo o stress inicial.
Dos meus planos, fazia agora parte a afinação de alguns pormenores, mudar o layout que afinal parece que não gosto assim tanto e introduzir uma ou outra funcionalidade para ajudar na navegação. Até talvez uma nova imagem.
A verdade é que não tive inspiração. Só de pensar em todas as coisas que podem correr mal no processo, voltam-me as dores de estômago e, neste momento da minha vida, não me quero enervar.
De modo que para já, continuará tudo como está.
A todos os que ao longo deste ano por aqui têm passado, muito obrigada!
E um obrigadax2 a todos aqueles que tendo passado por aqui me deram o vosso feedback, pessoalmente, em comentários ou em mensagens. É muito giro perceber que não é só a minha mãe que me lê, que há quem ache as coisas que aqui conto interessantes, que me contactem com perguntas sobre viagens e que me queriam ajudar a melhorar este espaço.
Amanhã, dia de aniversário (do blog), conto-vos um segredo! :)

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo