Quando corre mal…

bolbos_fimAFartei-me de falar aqui no blog, dos bolbos que plantei dentro de casa, forçados a crescer apenas em água e pedrinhas, e até vos fui mostrando a evolução do desenvolvimento dos mesmos. Plantei-os, segui as indicações todas de quem percebe do assunto, e eles foram-se desenvolvendo como previsto. Até que a coisa descambou…e os malditos bolbos se tornaram numa coisa dolorosa de ver.
A única excepção foi para os bolbos de jacinto, que cresceram, floriram e perfumaram a casa, como previsto.
Quanto aos narcisos e aos crocus, a experiência correu mal e eu quero que saibam isso.
Os sinais até se começaram a fazer sentir bem cedo, uma semana depois dos bolbos estarem com o fundo mergulhado em água, começaram a cheirar MUITO mal. Era um cheiro de água podre que se sentia quando pegava nos recipientes mas que, felizmente, não se sentia pela casa. Decidi então que o melhor era não me aproximar muito e ir só controlando a quantidade de água. A certa altura, acabei por pôr algum musgo por cima das pedrinhas para ver se isso ajudava a controlar o cheiro. Ajudou, mas…a seguir, vieram os mosquitos…umas mosquinhas pequenas, pretas que viviam agarradas ao musgo e que sempre que eu punha mais água, esvoaçavam pela casa…quis deitar tudo fora.
Entretanto, as folhas começaram a crescer e, por essa altura, ganhei esperança e achei que valia a pena continuar com a experiência sem deixar que os contratempos ocorridos até então me fizessem desistir. Havia de ter a casa cheia de flores!
Só que não…as folhas que cresciam vigorosas, começaram a secar e outras, não secaram, mas estagnaram o crescimento.
Decidi então mudar os diferentes recipientes de sítio, podia ser da luz…nada melhorou.
Enquanto isso, lá fora, no vaso onde também plantei uma série de bolbos, a natureza não forçada, exprimia-se de forma alegre e colorida.
bolbos_fimBbolbos_fim 2E foi assim que hoje, decidi que chegava de bolbos forçados, de moscas, maus cheiros e folhas secas.
Todos os bolbos que estavam claramente perdidos, foram directos para o lixo, os outros, que já tinham raízes muito desenvolvidas e folhas (maiores ou menores), tiveram uma segunda oportunidade e foram lá para fora para dentro de um vaso, a ver se ainda têm salvação.
Por isso, as imagens que encontram por toda a internet, de bolbos muito lindos a florir alegremente só com as raízes em água e pedrinhas, podem até ser uma realidade, mas uma realidade que aqui em casa não se viveu (a não ser, como já disse, com os jacintos). E tenho muitas dúvidas que vá voltar a tentar este método.
Claro que posso ter sido eu que fiz alguma coisa mal, água a mais, água a menos, luz a mais, luz a menos, acredito que sim…mas de qualquer modo, acho que no próximo ano, a plantação de bolbos será só ao natural, com vasos e terra de verdade que as coisas forçadas, está visto que não resultam.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo