Visitar em França: Montauban

Duração: 1 dia
Destinos: Montauban
Deslocações: carro e a pé
Mês: Janeiro

No domingo passado, continuámos a nossa volta a França em etapas espaçadas e fomos descobrir mais uma cidade dos arredores de Toulouse, Montauban (a cerca de 40 minutos, de carro).
É uma cidade pequena e dentro do mesmo estilo arquitectónico de Toulouse. Muitas casas de tijolo rosa e muitas portadas de tons pastel.
O facto de termos escolhido um domingo para esta visita, condicionou tudo em termos de comércio e restauração. Os restaurantes que vimos, estavam todos fechados e acabámos por só conseguir almoçar num hotel (!).
Os pontos altos da cidade são a praça nacional, a igreja de Saint-Jacques, a ponte velha, a catedral, o teatro e o museu Ingres.

motauban b
{ A Praça Nacional e as arcadas laterais }

A visita ao museu vale a pena, não só pelas obras expostas mas também pelo edifício, um antigo palácio episcopal do século XVII. A sala do Prince Noir (no piso -2), onde se podem ver vários vestígios arqueológicos descobertos nos arredores, é especialmente interessante. Para chegar até lá, descem-se vários andares de escadas que vão ficando cada vez mas estreitas e mais rebaixadas, até desembocarem numa sala enorme. De repente, parece que viajámos no tempo…

Montauban 2
{ Museu Ingres – Sala do Prince Noir }

Além de obras de Ingres e de alguns contemporâneos, o museu tem também uma colecção interessante de louças francesas e estrangeiras.
Montauban 5Montauban pareceu-nos uma cidade um pouco deserta…mas acredito que num dia de semana, ou até num sábado haja mais animação e mais coisas para descobrir. Havemos de voltar para tirar as teimas.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo