Escolhemos bem!

Toulouse2Segundo um estudo do Great Place to Work, Toulouse foi eleita como a segunda cidade mais atractiva para trabalhar, em França.
Contribuiu para o estudo uma amostra de pessoas empregadas, avaliando critérios como a qualidade de vida, o dinamismo económico, a acessibilidade, as oportunidades de emprego e até o custo e qualidade dos imóveis, entre outros.
Em primeiro lugar ficou Bordéus, talvez pela sua proximidade da costa e por ser abrangida pela linha do TGV. Dois “detalhes” que fariam toda a diferença em Toulouse. Não sendo o primeiro possível (ou, só sendo possível daqui a muito tempo quando as calotas estejam de facto muito derretidas), já era tempo de o governo francês (ou lá quem decide estas coisas) trabalhar no sentido do segundo.
Sendo Toulouse e Bordéus eternas rivais, este estudo veio contribuir para reacender a polémica e, pelas redes sociais, (onde mais poderia ser?), lêem-se todo o tipo de comentários irados. Ainda assim, no meio de tanto fanatismo, no site do Petit Tou (um guia gratuito de Toulouse, realizado todos os anos pelos estudantes de Comunicação), encontrei uma infografia que compara as duas cidades, com alguma piada.
info-entreprise1-1024x542 info-rugby2-1024x542 info-cuisine4-1024x542Claro que tinham que ir buscar a história do rio! Falei-vos do célebre ditado “Oh bordelais, oh bordelais, on pisse dans la Garonne, vous la buvez!” (Oh bordelense, oh bordelense, nós fazemos chichi na Garonne, vocês bebem-na!”) no meu post sobre Bordéus. E que, a ser verdade, devia ser motivo de grande vergonha para a cidade de Toulouse…just sayinginfo-fleuve-1024x542Polémicas à parte, apesar de não ser a cidade perfeita (que não é), Toulouse é de facto agradável e permite uma boa qualidade de vida a quem tenha a possibilidade de aproveitar toda a oferta que apresenta.
Aquilo que mais valorizo em Toulouse, é o facto de ser uma cidade ainda com muito de vila, a meio caminho de ambas as costas e rodeada de Natureza.
Mas mais importante de tudo, estar a duas horas de Lisboa (de avião) ;)