Anda comigo ver os aviões…

Toulouse, é uma terra muito ligada aos aviões, como já vos dei conta aqui e aqui. De vez em quando, esta terra também é atingida por uns ventos malucos, como eu nunca tinha visto antes.
Ora, em Portugal, quando está mau tempo ao Domingo, a malta, ou não sai de casa, ou então vai para o centro comercial, não é? Aqui, como ao Domingo está tudo fechado, a malta tem que ser criativa.
Por isso, no Domingo passado, o Pedro lembrou-se que  já que estava uma ventania doida, o que devia ser mesmo mesmo giro, era irmos ver os aviões a aterrar todos tortos. Ainda o tentei convencer que era melhor irmos a um museu, mas ele tinha um brilho estranho nos olhos…decidi não o contrariar e lá fomos nós, armados de máquina fotográfica.
Para aqueles que estão a pensar que somos malucos, sim, somos…mas não estamos sozinhos. Parámos em 4 sítios diferentes junto à pista de aterragem e em todos esses sítios havia mais pessoas a fazerem o mesmo. E eram profissionais da coisa. Armados não só de máquina fotográfica mas também de binóculos.
Como o intervalo entre aviões era demorado, resolvemos consultar o site do aeroporto para ver os horários das chegadas previstas. E, depressa me lembrei, que assim como há apps para identificar os barcos que se vêem no mar, de certeza que também havia de existir qualquer coisa parecida para ajudar a identificar os aviões. E claro, existe!
De modo que o Pedro agora é viciado numa aplicação chamada flightradar24.
Além de outras coisa, esta app tem uma opção de realidade aumentada em que basta apontar o telefone para o céu e depressa temos informação de que aviões estão à nossa volta com uma série de dados como a distância a que está de nós, cidade de partida, destino, companhia aérea, nr de voo, modelo de avião, etc…incrível. Todo um mundo novo para mim.
plane_6O momento alto da nossa tarde de plane spotting (há um nome oficial para esta actividade e tudo), foi quando aterrou um avião de teste, o famoso A350, a mais recente pérola da Airbus.
planes_2Lamento imenso por todos os passageiros que tiveram que aterrar em Toulouse naquela tarde ventosa (aposto que deram uso aos saquinhos de papel) mas nós adorámos esta experiência de observação.
planes_4 planes_5Ah, e para quem estiver interessado, o melhor spot é o parque de estacionamento do Intermarché de Cornebarrieu.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo