Como transformar uma cómoda com papel autocolante

Já há uns tempos que andava a namorar as cómodas escandinavas dos anos 50/60/70 mas, sendo uma peça antiga, só seria possível encontrar em 2ª mão. Depois de umas semanas de vigília constante no leboncoin.fr, acabou por aparecer exactamente o que queria, em bom estado e a bom preço. Foi preciso fazer 50 km para cada lado para a ir buscar, mas valeu a pena.
Inicialmente tinha imaginado comprar uma cómoda com um ar usado para depois a transformar radicalmente. Mas esta que encontrei vinha em muito bom estado e foi aí que comecei a ter dúvidas se seria assim tão boa ideia enchê-la de tinta…tive receio de fazer asneira.
De qualquer forma, achei que este móvel, se ficasse só assim cor de madeira, tinha um ar um pouco pesado e comecei a pensar no que podia eu fazer para lhe dar um ar de graça, mas sem estragar.
Tinta estava fora de questão porque depois para voltar atrás seria todo um drama. De forma que, a solução que me pareceu mais amiga de um ctrl+z, seria usar papel autocolante.
Infelizmente não tenho fotos da minha cómoda antes da transformação, mas podem ver um exemplo muito parecido aqui.
Procurei algumas ideias pela net e acabei por decidir fazer assim:
projecto_2Como acho que se percebe pelo meu desenho, o meu objectivo era usar papel autocolante branco (mate) para fazer 3 barras grandes encostadas ao fundo da cómoda (no tampo e nas laterais do móvel), outras três barras também brancas, bastante mais finas, junto à frente do móvel e uma outra barra da mesma largura a formar uma moldura nas gavetas. Nesta barra das gavetas e nas outras três mais finas do tampo e das laterais, aplicaria depois uma tira fina de washi tape colorida. A juntar a isto, um pequeno detalhe nos pés e pronto.
Com este plano em mente, só precisei de calcular a quantidade de papel autocolante branco a comprar (e comprá-lo), escolher um rolinho de washi tape (essa eterna aliada) e esperar que a minha tia me viesse fazer uma visita a Toulouse para me ajudar a por o projecto em prática.
Tinha mesmo que ser a minha tia a ajudar-me porque eu sabia que ela era a única pessoa a acreditar que isto podia correr bem :)
Numa tarde, pusemos mãos à obra e no fim tínhamos feito isto:

detalhes cómoda_aUma vez decidido o design e escolhidos os tons a usar (agora está branca e azul, mas a qualquer momento posso trocar), a parte mais complicada é cortar o papel à medida. A aplicação, se for feita com calma e com a ajuda de alguém, não tem qualquer problema.
A maior vantagem de todas, é que se houver enganos, pode sempre descolar-se o papel/fita e voltar-se a tentar. Sabendo que o papel vai perdendo aderência de cada vez que se faz isso.
E assim, sem danificar a peça original, dei um ar mais fresco ao móvel.

Que me dizem, gostam?

2 comentários em “Como transformar uma cómoda com papel autocolante

  1. Gosto tanto que ate parece mentira!!! mas nao é!…ja te disse q me inspiras???

Os comentários estão fechados.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo