Há um ano, não mudámos só de casa ou de cidade, mas também de país. E essa sim foi A grande mudança.
A nossa vinda para aqui, exigiu reflexão, cedências e uma mudança de vida que não tínhamos planeado.
Para mim, França, não era um país totalmente desconhecido e, tendo vivido o ano anterior na Bélgica, achei sempre que não iria encontrar aqui grandes diferenças. Estava redondamente enganada.
Sabem aquelas pessoas (que devem ser 98% da população mundial) que acham que Portugal e Espanha são a mesma coisa? Eu era assim, mas com a Bélgica e a França.
Entre o clima, os traços de carácter das pessoas e os aspectos culturais, depressa percebi o meu erro.
Mas a diferença principal, e aquilo que mais me tem surpreendido pela positiva neste país, é mesmo a paisagem e a riqueza cultural. Este país é lindo. Tem paisagens fantásticas, e montes de sítios cheios de história que fazem dos nossos fins-de-semana uma animação.
Ao longo destes 12 meses que passaram desde que aqui nos instalámos, temos tentado visitar um sítio diferente cada fim-de-semana. Já vos mostrei aqui no blog, um bocadinho deste país:
Montauban, Château de Montségur, Lot e Camarga.
Mas há muitos outros sítios que já visitámos e dos quais ainda não vos falei, com as Gorges du Tarn, Nice, Carcassone, Albi ou Biarritz (mas pouco a pouco vou actualizando ali na secção Wonderful World). E , como França é um país enorme, há muitos mais destinos ainda por visitar.
Tal como ontem vos mostrei Toulouse em 12 fotos, tiradas ao longo dos últimos 12 meses, hoje, mostro-vos 12 fotos de França, tiradas durante o último ano.
Não concordam que é mesmo um país muito bonito?
Já perdi a conta às vezes que disse isto a diferentes amigos, em relação à minha vinda para França: Sei que não foi a decisão mais óbvia, ou mais lógica, ou mais racional…mas foi a decisão certa. E é exactamente isso que sinto hoje, tal como há um ano atrás.