Já viram o filme A Viagem dos 100 Passos?
É um filme produzido pela Oprah e pelo Spielberg (e outros), inspirado num romance escrito por Richard C. Morais (é português, é!) e passa-se nesta vila de que vos vou falar hoje, Saint Antonin Noble Val.
Quando visitei a vila, desconhecia este facto e, só há umas semanas, quando vi o filme, é que percebi que já tinha andado a passear nas ruas que lhe servem de cenário.
Este foi um dos nossos primeiros passeios depois da Inês ter nascido, quando ainda estávamos a acostumar-nos à logística de ir com um bebé para longe do conforto de nossa casa. Foi por isso um passeio um pouco apressado, mas que ainda assim deu para arejar e aproveitar os dias de Primavera.
Saint Antonin Noble Val, fica a uma hora de nossa casa, no departamento de Tarn-et-Garonne.
À beira rio, rodeada de montanhas e de verde, a vila tem uma série de canais que ajudavam ao abastecimento de água em tempos passados, que lhe dão um ar muito fofinho (é verdade, usei esta palavra…).
A praça central tem uma estrutura muito típica desta região, uma espécie de telheiro, onde decorre o mercado semanal. Esta praça e este mercado, têm grande destaque no filme.
É de facto uma vila muito bonita e bem preservada/recuperada. Além da igreja (há sempre uma igreja), alguns pontos de interesse na vila são edifícios como a casa do Rei, o moinho de azeite, a casa do Amor e a vista panorâmica do cimo da formação calcária de Roc d’Anglars. Mas há muito mais para ver e fazer por lá e pelas redondezas.
Foi uma visita curta, por força das circunstâncias, mas valeu a pena. E claro, depois de ver o filme fiquei com vontade de voltar, mas num domingo, dia de mercado (é ver o filme para perceber esta parte ;) ).
Mais informação sobre Saint Antonin Noble Val aqui.