Rita @ Saint Antonin Noble Val

Saint Antonin Noble Val_0Já viram o filme A Viagem dos 100 Passos?
É um filme produzido pela Oprah e pelo Spielberg (e outros), inspirado num romance escrito por Richard C. Morais (é português, é!) e passa-se nesta vila de que vos vou falar hoje, Saint Antonin Noble Val.
Quando visitei a vila, desconhecia este facto e, só há umas semanas, quando vi o filme, é que percebi que já tinha andado a passear nas ruas que lhe servem de cenário.
Este foi um dos nossos primeiros passeios depois da Inês ter nascido, quando ainda estávamos a acostumar-nos à logística de ir com um bebé para longe do conforto de nossa casa. Foi por isso um passeio um pouco apressado, mas que ainda assim deu para arejar e aproveitar os dias de Primavera.
Saint Antonin Noble Val, fica a uma hora de nossa casa, no departamento de Tarn-et-Garonne.
À beira rio, rodeada de montanhas e de verde, a vila tem uma série de canais que ajudavam ao abastecimento de água em tempos passados, que lhe dão um ar muito fofinho (é verdade, usei esta palavra…).

Saint Antonin Noble Val_6A praça central tem uma estrutura muito típica desta região, uma espécie de telheiro, onde decorre o mercado semanal. Esta praça e este mercado, têm grande destaque no filme.
Saint Antonin Noble Val_5É de facto uma vila muito bonita e bem preservada/recuperada. Além da igreja (há sempre uma igreja), alguns pontos de interesse na vila são edifícios como a casa do Rei, o moinho de azeite, a casa do Amor e a vista panorâmica do cimo da formação calcária de Roc d’Anglars. Mas há muito mais para ver e fazer por lá e pelas redondezas.
Saint Antonin Noble Val_7
Foi uma visita curta, por força das circunstâncias, mas valeu a pena. E claro, depois de ver o filme fiquei com vontade de voltar, mas num domingo, dia de mercado (é ver o filme para perceber esta parte ;) ).

Mais informação sobre Saint Antonin Noble Val aqui.