Rita @ Château de Montségur

Duração: 1 dia
Destinos: Château de Montségur e vila
Deslocações: carro e a pé
Mês: Dezembro

O Château de Montségur, fica muito perto dos Pirinéus, a cerca de uma hora de carro de Toulouse.
É uma construção do tempo dos Cátaros, localizada a 1.207 metros de altitude.
No domingo passado, o céu estava azul, por isso decidimos continuar com o nosso reconhecimento das redondezas e fomos até lá.
Não estava a contar mas, ainda apanhámos uma boa quantidade de neve no chão. O que pinta a paisagem de umas cores que ainda não tinha visto neste Outono/quase Inverno.
montsegur 2 montsegur 3Para chegar até ao castelo, que fica no cimo de uma montanha, é preciso deixar o carro e subir pelo meio do mato e das pedras.
Não é uma subida muito íngreme mas o pavimento é completamente selvagem e escorregadio, especialmente quando há neve (como foi o caso). Convém ir equipado e levar ténis/botas de caminhada.
Eu, claramente não fui bem brieffada e como tal pensava que ia ver um castelo no meio de uma vila…não ter ido de saltos altos foi uma sorte :)
montsegur 4 montsegur 5 montsegur 6A subida até ao cimo do monte, demora cerca de 30 minutos e a verdade é que não há muito para ver além da paisagem. A vista, como podem comprovar pelas fotos que se seguem, é fantástica. Ainda mais num dia de sol como o que apanhámos.
O castelo em si, é apenas uma ruína. E à volta podem ver-se aquilo que foram em tempos casas e agora são…ruínas!
montsegur 7montsegur 8 montsegur 9 montsegur 10Em baixo, a cerca de 1 km do estacionamento, fica a vila de Montségur onde há um museu pequenino que tem expostos os artefactos encontrados nas escavações do castelo. É um museu simples, mas que tem bastantes explicações acerca deste castelo e do povo Cátaro.
Não foi dos meus passeios preferidos, mas pelo menos foi um dia diferente e passado longe do caos natalício em que mergulhou Toulouse. E, a melhor parte, foi que aproveitámos para fazer um piquenique e eu ainda fiz uma recolha de plantas e cenas naturais  para enriquecer o meu espólio (que depois mostro).

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo